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Governança Corporativa

Governança Corporativa

A governança corporativa garante que todas as partes envolvidas no nosso processo estejam alinhadas com os interesses e objetivos da Cipalam, contribuindo, sensivelmente, para o nosso crescimento e desenvolvimento sustentável, para a excelência dos nossos produtos e serviços, e no alcance da nossa visão empresarial de atender o mercado da América do Sul, ofertando um mix de produtos e serviços siderúrgicos.

A nossa estrutura de governança corporativa, forte e muito bem estruturada, foi estabelecida para gerir os processos, tornando a empresa cada vez mais perene e sólida, integrando não só os interesses dos acionistas e gestores, como os interesses de todos os stakeholders.

Regras de conduta e temas relacionados

Para a Cipalam, transparência é fundamental. Integridade é um valor, fomentado pelos sócios e disseminado em toda organização e relações, além de ser garantida pelas práticas e asseguradas em seu código de conduta. Espírito que está presente no dia-dia da organização. Qualquer desvio que esteja em desacordo com esses valores ou com as premissas definidas neste código de conduta deve ser registrado e tratado pelo comitê de ética da empresa.

O código de conduta é disseminado por toda organização e de livre acesso a qualquer público em uma página específica no site da empresa. A Cipalam também conta com políticas que apoiam o entendimento e aplicação do código de conduta, a saber – Política de Conflito de Interesse, Política de Direitos Humanos e Política Anticorrupção.

Confira abaixo todas as nossas políticas:

Canal de

Denúncia

Estrutura de Governança

Estruturada a partir de 2011, sob orientação da Fundação Dom Cabral (FDC), a governança da Cipalam é baseada nas melhores práticas de mercado. O objetivo da empresa foi criar uma estrutura capaz de disseminar os princípios de transparência, equidade e responsabilidade corporativa. É formada pelos Conselhos de Família, de Sócios e de Administração, que estão em pleno funcionamento.

Em 2021, a Cipalam estabeleceu frentes de comando e decisão por temáticas específicas:

  • Definição do encarregado de proteção de dados, assegurando a devida tratativa aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • Formação de um comitê LGPD, que se reúne periodicamente e garante o monitoramento do programa, bem como a adequação da Cipalam aos requisitos legais da lei;
  • Constituição de uma estrutura específica para gerenciar e tratar o tema ASG. Vinculada diretamente ao CEO, vai garantir que a Cipalam avance no tema e, também, nas tratativas de sustentabilidade.

Conselho de Administração

CEO - Edilar Luciano

Desenvolvimento organizacional

Diretoria Adm. Financeira Diretoria Comercial Diretoria Industrial

A estrutura de decisão e comando da Cipalam está definida da seguinte forma:

Conselho de Administração

Órgão constituído com a participação de conselheiros independentes e conselheiros-sócios: José Edélcio Drumond Alves (sócio); Geraldo Éder Drumond Alves (sócio); Albano Vieira (presidente do conselho); Josmar Verillo (conselheiro independente); e Thomas Brull (conselheiro independente).

O conselho de administração tem como atribuição aconselhar a diretoria, coletivamente, sobre vários assuntos, entre eles:

  • Zelar pelas crenças fundamentais, valores, imagem, conceito e integridade da empresa perante o mercado e a sociedade;
  • Contribuir para o equilíbrio entre os interesses dos sócios, dos gestores e de outras partes interessadas;
  • Garantir a robustez do processo de desenvolvimento da estratégia, monitorar sua execução e avaliar a performance dos negócios;
  • Propor e acompanhar projetos relacionados a novos negócios;
  • Orientar e aprovar políticas e critérios de constituição e de saída de ativos que compõem a carteira de investimentos;
  • Garantir a qualidade da gestão da empresa;
  • Assegurar procedimentos de gestão de riscos empresariais e acompanhá-los;
  • Aprovar a estrutura organizacional da companhia e as políticas funcionais;
  • Orientar, aprovar e monitorar os códigos de conduta e de boas práticas de governança;
  • Contratar e destituir os auditores independentes;
  • Examinar e validar recomendações sobre os processos corretivos de auditoria;
  • Aprovar as demonstrações financeiras preparadas pela diretoria e submeter os relatórios anuais da administração para aprovação dos sócios;
  • Autorizar a prestação pela companhia de aval, fiança e outras garantias em favor da empresa;
  • Contribuir proativamente na criação de novos negócios, participações societárias e/ou intensificação de negócios;
  • Avaliar e propor aos sócios oportunidades de realização de aquisições de empresas, fusões, incorporações e cisões;
  • Prestar contas ao conselho de sócios.

 

Diretoria

É constituída por quatro integrantes: CEO, diretor industrial, diretor comercial e diretor administrativo-financeiro, podendo eles serem sócios ou não – e cujos nomes são validados pelo Conselho de Administração. Agindo coletivamente, é responsável pela administração geral da empresa, com competência e prestação de contas junto ao Conselho de Administração.

Atualmente, os executivos da Cipalam são: Edilar Luciano Vitali Alves (CEO e sócio), Marcos Moura (diretor industrial), Richard Schick (diretor comercial) e Ricardo Martinho (diretor administrativo-financeiro).

O CEO é dotado de poderes e atribuições pelos resultados da empresa. Também garante representação da Cipalam perante qualquer órgão governamental no âmbito federal, estadual e municipal; além da gestão de processos, diretrizes e metas, garantindo a execução do planejamento estratégico da companhia; gestão da cadeia de valor, promovendo o desenvolvimento da organização; garantia de processos de ouvidoria e assuntos de compliance; gerenciamento de riscos do negócio, em alinhamento com o conselho de administração e executivos, além da condução de processos de comunicação e práticas corporativas, relações sociais e institucionais.

A diretoria industrial é responsável pela gestão técnica dos processos industriais da Cipalam, compreendendo produção de barras e perfis, tubos, briquetes e de gases, além de manutenção e utilidades, saúde e segurança.

É de responsabilidade da diretoria comercial gerir comercialmente os negócios da Cipalam, focado na comercialização dos produtos e coprodutos, no marketing e na atuação digital.

A diretoria administrativa-financeira é responsável pela gestão administrativa, financeira e distribuição de produtos da empresa, tendo como atribuições centrais a logística e distribuição dos produtos Cipalam, além de controladoria, finanças, suprimentos, PCP e TI.

 

Comitês

Têm a responsabilidade de apoiar a diretoria:

  • Comitê ASG: trabalha na definição das políticas e práticas de sustentabilidade na empresa e avalia os resultados dos processos ambientais, sociais e de governança. É constituído por membros da diretoria, liderança e meio ambiente;
  • Comitê de Ética: formado por membros da diretoria, trata de toda demanda enviada, via canal de denúncia, investigando e implementando ações para garantir o devido tratamento aos relatos e o compromisso ético da Cipalam;
  • Comitê de Gestão de Crise: atua em momentos que podem comprometer a sustentabilidade e/ou a reputação da empresa, preventiva ou corretivamente. Sua composição é variada, dependendo do tema/situação, podendo envolver membros do Conselho de Administração, diretores e lideranças;
  • Comitê LGPD: visa garantir a adequação dos negócios à Lei Geral de Proteção de Dados. Acompanha os planos de ações e apoia o DPO no papel de guardião dos dados pessoais da empresa.

Missão, Visão e Valores

Nossa Missão:

Atender às necessidades de nossos clientes à partir de soluções em aço, agregando valor para todas as partes interessadas.

Nossa Visão:

Ampliar atuação no mercado do aço, na industrialização e comercialização, usando nossa competência de relacionamento e capilaridade, atendendo as expectativas de clientes e stakeholders.

Nossos Valores:

  • Segurança: Integridade com as pessoas e cuidado com a vida.
  • Integridade: Honestidade e equidade nas relações com as partes interessadas.
  • Pessoas: Engajadas, reconhecidas e respeitadas.
  • Foco no Cliente: Estar próximo aos clientes, gerando e fortalecendo valor nessa relação.
  • Foco em Oportunidade: Abrir-se à oportunidades sinérgicas/empreendedorismo. 
  • Sustentabilidade: Usar de forma adequada os recursos naturais, adotando práticas de impacto positivo ao meio ambiente.
  • Autonomia: Cultura de autonomia com responsabilidade, incentivar o protagonismo.

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